sexta-feira, 22 de julho de 2016

Voltando a estudar

Oi gente!
Recebi tantas perguntas sobre como voltar a estudar depois de ter filhos, depois dos 30, sobre como conciliar os horários, enfim, muitas dúvidas mesmo. Então resolvi reunir todas as respostas num único post. Espero que ajude!!
Antes de mais nada, você precisa tomar a decisão de fazer mudanças em sua vida. Afinal, estudar requer dedicação, tempo e até algum investimento financeiro.
A partir do momento que você estiver certa disso, tá na hora de começar a pesquisar.
Comece se perguntando o que gostaria realmente de aprender.

imagem do Google

Quando concluímos o ensino médio, ainda somos muito jovens, nem todas estamos preparadas realmente para escolher a profissão que teremos pelo resto da vida.
Some-se a isto, as responsabilidades que adquirimos após o casamento, após a maternidade e até as mudanças naturais que a maturidade traz pra gente.
Então já que você quer voltar a estudar, que tal escolher algo que realmente irá lhe completar nessa altura da vida?
Uma maneira bem legal de decidir-se sobre o que estudar, é fazer alguns cursos ou participar de palestras.
Existem cursos online gratuitos, que abrangem diversas áreas. Deixarei alguns links pra vocês no final do artigo.

imagem do google
Esse é um bom começo para conhecer melhor sobre a área que você pretende aprofundar-se. E o melhor, você não precisará fazer investimentos iniciais e depois descobrir que não era bem isso o que queria.
Muitas profissões não exigem curso superior, fazendo um curso técnico, você já poderá começar a trabalhar ou colocar em prática tudo o que aprendeu num negócio próprio, por exemplo.
Você pode começar assistindo palestras no youtube mesmo. Para encontra-las não existe segredo, basta pesquisar por "palestras sobre ***" (o tema que você quer) e assistir.
Há muitas videoaulas que inclusive ensinam a trabalhar em casa mesmo, com artesanatos e afins. O que já é um caminho interessante para mudar sua vida.
Depois, você pode partir para um curso presencial, com investimento baixo e curta duração, para ter uma vivência maior na nova área que queira estudar.
Uma ótima opção para isso é o Sebrae e Senac, que oferecem uma infinidade de cursos.

O que você precisa ter em sua mente é que voltar a estudar não é tão difícil como parece. Claro que se você tentar procurar desculpas ou empecilhos, encontrará um monte. Mas não tenha medo.
Como diria Albert Einstein: "As pessoas podem tirar tudo de você. Menos o seu conhecimento."
Então vá em frente e não desista de aprender. Você nunca será velha o suficiente para não conseguir aprender mais nada!



O segundo passo, é procurar um curso de longa duração. Pode ser uma pós-graduação, uma faculdade ou um curso técnico superior. Esses cursos te darão um diploma na área que escolheu, tornando-o um especialista e possibilitando inclusive, que você trabalhe em grandes empresas. 
Aí vem um empecilho um pouquinho maior para quem não tem renda, pois a maioria dos cursos superiores é pago. Mas eu disse a maioria e não todos.
Se você tiver disciplina e conseguir estudar bastante, poderá até passar num vestibular de uma universidade pública. É bem concorrido, mas não é impossível.
Mas se você já não tem o mesmo pique da juventude ou realmente não tem tempo para estudar tanto para passar num vestibular tão concorrido, pode optar por cursos gratuitos em uma faculdade particular. Sim! Isso existe! Há alguns cursos que são menos procurados e as faculdades fazem promoções. Basta informar-se nas universidades próximas de onde você mora. Fora isso, quase todas as universidades trabalham com bolsas de estudo, informem-se no site da universidade pretendida.
No Estado de São Paulo temos as Fatec's* (Faculdades de tecnologia do Estado de São Paulo) que oferecem cursos gratuitos com formação superior em diversas áreas. Basta fazer a inscrição, passar no vestibular e estudar. Existem cursos de todas as áreas, em diversas cidades do Estado.


imagem do Google

Como nosso país é uma República Federativa, cada Estado pode ter suas próprias instituições. Infelizmente só conheço essa do Estado em que resido, mas informem-se sobre algo equivalente onde vocês moram. Além disso, há programas do Governo Federal, como o Pronatec* e o Prouni*, entre outros.
Informe-se também na prefeitura da sua cidade. Comumente as prefeituras oferecem cursos de especialização, aperfeiçoamento ou preparatórios gratuitos.
Caso você não possa frequentar aulas diariamente, opte por cursos EAD (Educação à distância). Essa modalidade costuma custar no mínimo 50% menos que os cursos presenciais, e o diploma tem a mesma validade.
O importante é não desistir dos seus sonhos!!
Procure o curso que mais se encaixa nas suas possibilidades e vá em frente!!

Estou torcendo por você!

Super beijo,

Alyne



Links para pesquisa:

http://www.sebrae.com.br

http://www.senac.br/cursos.aspx


http://www.cursosgratuitossenai.com.br

http://www.eduk.com.br


http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/


https://unieducar.org.br/catalogo/cursos-gratuitos-com-certificacao


http://eadsenaies.com.br



Fatec

Pronatec 

Prouni




Gostou do texto? Compartilhe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria saber sua opiniāo! Escreva aqui!