quinta-feira, 16 de junho de 2016

Tudo sobre as máquinas Lava e Seca - leia antes de comprar a sua.

Oi gente!

Hoje vou falar com vocês sobre a lavadora de roupas do tipo Lava e Seca com abertura frontal, que é a que eu tenho.

A minha nem fabrica mais, mais continua firme e forte! É o modelo Tromm de 8,5kg da marca LG.

Lava e Seca Tromm 8,5kg LG
As lavadoras do tipo Lava e Seca são perfeitas para proporcionar praticidade e facilidade em seu dia a dia, além de fazer com que você economize tempo, ela também otimiza o espaço em sua lavanderia.

O sistema de lavagem da máquina com abertura frontal é feito por tombamento. Ele é muito eficiente e economiza água, sabão, amaciante e qualquer outro produto que você costume usar. Além disso, esse sistema de lavagem é o melhor para preservar os tecidos. 

Para que suas roupas realmente saiam bem limpas e cheirosas, é preciso prestar atenção à escolha do ciclo de lavagem. 

Se você sobrecarregar o cesto ou escolher o programa errado, provavelmente terá que repetir a lavagem, aí toda a vantagem desse tipo de máquina (economia de água, energia e insumos) irá literalmente por água abaixo!

Esse tipo de lavadora possui motor que não utiliza correia (nem polia) por este motivo é muito mais silenciosa e vibra bem menos durante a centrifugação. 

A minha já tem 8 anos, mas alguns modelos mais modernos contam com funções adicionais como a lavagem a seco. Excelente para roupas mais delicadas.

Muito cuidado com o painel de controle. Por ser totalmente eletrônico, é delicado. Ele é o componente que mais costuma dar problema e se pifar, o custo do conserto é altíssimo!

Painel de controla Lava e Seca Tromm LG


E quanto a função Secar?

Esses modelos 2 em 1 levam um tempo maior para secar as roupas. Se você comparar com uma secadora comum (de tambor) comprovará isso.Isso acontece porque o sistema de secagem da lava e seca é diferente do sistema de secagem das secadoras de tambor. 

A diferença é a seguinte:

  • As secadoras de tambor secam as roupas por exaustão, eliminando a umidade das roupas através do ar quente que é eliminado pela parte de trás do equipamento. 

  • As Lava e Seca secam por condensação. Elas transformam a umidade retirada das roupas em água e a elimina através da mangueira de drenagem.

Muita gente reclama que as Lava e Seca não secam as roupas direito! Falam também que as roupas saem amassadas demais, difíceis de passar e muitas encolhem. Mas o pior de tudo é que as roupas secas saem da máquina com cheiro ruim.

Sim!!!
Eu já passei por tudo isso!!
Já tive que repetir a secagem, já tive roupas encolhidas, já embrulhei o estômago com o cheiro de borracha queimada nas roupas e já tive roupas que ficaram amassadas "eternamente"!

Mas tudo isso acabou depois que tomei uma atitude simples: li o manual de instruções da minha máquina!! Tá tudo lá!

As Lava e Seca têm capacidade diferente para lavagem e secagem.

Por exemplo: a minha tem capacidade para 8,5kg. Mas essa é a capacidade de lavar. No manual diz que seca no máximo 5kg. 
Ou seja: se eu quiser fazer o ciclo completo (lavar e secar) só posso colocar 5kg. 

Depois que aprendi isso, eliminei 2 problemas: as roupas não saíam mais úmidas, nem amarrotadas.

E as roupas encolhidas?

Isso eu resolvi olhando as etiquetas das peças. Algumas roupas não podem ir na secadora; outras podem somente em temperatura baixa. 
As roupas íntimas daqui de casa, por exemplo, eu seco por tempo. Costumo programar 1 hora e saem sequinhas, basta dobrar e guardar.
Já as roupas de tecidos finos ou leves, eu coloco na temperatura baixa.
Toalhas, jeans e lençóis, coloco no normal ou amaciante.
A temperatura alta eu não uso nunca!

Por último, aquele cheirinho ruim...

No manual diz que quando a máquina é nova, é mais provável acontecer, com o uso, ele tende a desaparecer.
A minha não deixa cheiro mais, mas na dúvida, você pode usar uma saída caseira bem simples e eficiente:

Umedeça uma toalhinha de mão (daquelas bem pequenas) em 1/2 tampinha de amaciante. Coloque-a para secar junto das suas roupas.
Elas sairão super cheirosas!!
(Só tenha cuidado para não encharcar demais a toalhinha e depois manchar suas roupas. Dê preferência à amaciantes de cor clara).


Na hora de decidir qual modelo comprar, pesquise por opiniões dos compradores, só "dar um Google" que você acha fácil, fácil.
Estou muito satisfeita com a minha LG, nunca deu problema. Mas a que mais vejo elogios é a da marca Samsung.

Outra coisa: os equipamentos dois em um, que unem as funções lavar e secar em um mesmo produto, são indicados para espaços menores, que não comportam os dois eletrodomésticos. Se esse não for o seu caso, invista em máquinas separadas.
Abaixo uma imagem do tamanho real da minha máquina.


Dimensões da máquina Lava e Seca


Olha o que encontrei na internet:

"A eficiência desses produtos não é a mesma que a das máquinas que realizam as funções separadamente", diz a gerente de produtos da Mabe (marcas GE, Continental e Dako), Priscila Pinha. 

Então coloquem na balança todos os prós e contras, antes de investir seu dinheirinho. Por terem alta durabilidade (a maioria das marcas oferece 10 anos de garantia) o preço é bem salgado. Pesquisem!!

Bom, espero que tenham gostado e que ajude vocês de alguma forma.

Super beijo,

Alyne

6 comentários:

  1. Bom dia Alyne! Adorei sua postagem sobre a lava e seca, só gostaria de saber mais uma coisinha, o que você tem a dizer sobre o consumo de eletricidade dela? É muito maior do que as lavadoras comuns, ou é a mesma coisa?
    Muito obrigada!

    Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, eu não sou a Alyne, mas tenho uma de 10kg, mesmo modelo.
      Consumo de energia é normal. Usando a secadora, obviamente tende q consumir alguns kws a mais, mas nada absurdo na conta total. O consumo de energia está mais ligado ao tipo e qualidade de fiação elétrica da casa. Se você perguntar à algum funcionário de centrais elétricas, falarão a mesma coisa.

      Excluir
  2. Bom dia! Minha máquina é do mesmo modelo da sua, mas no manual diz que não posso secar roupas com itens de metal, pra não pegar fogo, por isso achei que não poderia secar calças jeans... Vc consegue? E como faz o cálculo para o tempo de secagem? Sempre coloco 1 jogo de lençol (sem cobre leito) + 1 jogo de toalhas por 1h e ainda sai úmido... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâm, eu não sou a Alyne, mas tenho uma lava e seca mesmo modelo, mas de 10kg. A quantidade de roupa que você colocou nesse exemplo é muito para uma máquina com capacidade de 5kg. Se isso lhe servir de utilidade, vou colocar o que eu faço aquo em casa. Se vou lavar toalhas, só lavo toalhas juntos. Para secar, a mesma coisa. Nunca misturo, haja vista uma toalha necessitar de mais tempo de secagem do que um lençol. Sendo assim, acaba que nunca seca nada por completo. Outra coisa que faço é: quando a roupa termina de lavar, estendo no varal de chão (moro em apartamento) e faço algum ciclo com outras roupas. Terminando esse segundo ciclo, estendo e coloco as que eu tinha estendido na máquina para secar. Deendendo do dia, apenas 30 minutos da secadora secam tudo. Isso economiza energia e otimiza as lavagens. Teste e veja se tem alguma diferença. Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Alyne, para ajudar outras donas de lava e seca, lembrar:
    -de não usar muito sabão (essas máquinas não precisam de tanto sabão por conta do tipo de lavagem: por tombamento)
    -toda vez que não estiver em uso, tirar da tomada (a eletricidade continua passando) e qualquer queda de energia pode ocasionar a queima de alguma das placas eletrônicas (experiência própria)
    - se não estiver mais na garantia, qualquer serviço feito pela autorizada é extremamente caro. Uma das placas da nossa máquina queimou e as bombas que explusam a água no enxague. A assistência cobrou muito caro. Assistmos alguns vídeos no YT e meu maridocomprou os itens e ele mesmo trocou. O maior trabalho é desparafusar, mas a troca é de encaixe e por cor. Não tem como errar. De um orçamento de mais de 800, gastamos 350. Pasme.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas Alyne. A minha está deixando um cheiro horrível! Sabia que aqui encontraria a resposta. Beijocas
    Tatiana Arakaki

    ResponderExcluir

Adoraria saber sua opiniāo! Escreva aqui!