terça-feira, 24 de novembro de 2015

Como preparar feijão


Oi gente! 
Antes de ser mãe eu detestava feijão!! Mas cresci com minha mãe dizendo o quanto ele faz bem, então resolvi aprender a fazer para meus filhos.
Nesse post vou contar à vocês como eu faço.




Antes de mais nada, você deve comprar uma boa marca de feijão. Olhe bem o saquinho, preferindo os grãos mais claros, porque isso significa que são mais novos. 
Em seguida, você precisa "escolher" o feijão. 

Preparando:

Despeje numa superfície plana (uma mesa ou pia) a quantidade que você deseja cozinhar. Vá separando os grãos bons e inteiros dos quebrados, escuros e também de eventuais pedrinhas e galhinhos que veem junto no saquinho.
Coloque o feijão em uma tigela e encha de água. Vá esfregando as mãos nos grãos para lavá-los. Escorra a água e faça isso novamente. 
Depois, coloque-o dentro da tigela e cubra com água, deixando a água uns quatro dedos acima dos grãos. 
Depois deixe de molho por cerca de 6-8 horas, eles irão inchar e ficar mais claros ainda.
Precisamos deixar de molho, porque o feijão possui "rafinose" que prejudica a digestão e dá gases. Deixar de molho evita isso.

Cozinhando:

Escorra bem a água onde o feijão ficou de molho e dê mais uma lavada.
Coloque o feijão numa panela de pressão e cubra com água até uns dois dedos acima dos grãos.
Não encha demais a panela! Verifique a marca de segurança, se a sua não tiver, deixe uns 10 cm da panela de pressão vazia, para não ter risco de explosão.
Leve ao fogo médio, por cerca de 35 minutos.
Desligue e espere todo vapor sair, para depois abrir a panela.
Se você abrir e não achar que estão macios, coloque um pouquinho mais no fogo. 

Congelando:

Para congelar, coloque o feijão em potinhos que tenham tampa, leve à geladeira (aberto) tempo suficiente para esfriar. Depois tampe e coloque no freezer. 
A validade é de três meses no freezer.
Não costumo colocar etiquetas com data, porque cozinho somente pra semana. Mas se você for cozinhar mais, é importante colocar a data para não passar da validade.
Congele porções do tamanho que sua família irá consumir. Uma vez descongelado, nenhum alimento pode ser recongelado.
Para descongelar, basta tirar o potinho do freezer e deixar na geladeira, de um dia pro outro, ou colocar o potinho no micro-ondas na potência descongelar.




Temperando:

Você deve temperar o feijão assim que ele estiver cozido ou após ser descongelado.
Essa parte é difícil de indicar o modo "correto", simplesmente porque não há.
Eu sempre falo para perguntarem às mães ou avós, porque temos na nossa memória o gostinho do feijão que comíamos na infância. Além dos costumes de cada região do nosso país.
Vou dizer como eu faço:

Coloco um fio de óleo numa panela, levo ao fogo e acrescento cebola e alho picadinhos. Deixo dourar e coloco o feijão cozido.
Coloco mais água, deixando 1 dedo acima dos grãos. Abaixo o fogo, coloco sal, um pouquinho de vinagre e uma folha de louro. Deixo ferver uns 10 minutos e pronto!!


                  

Sabendo disso, que é o básico, você pode começar a se aventurar na cozinha. Acrescentar linguiça, bacon, carne seca e até mesmo alguns legumes ao seu feijão.
Vá testando até chegar no seu ponto, assim o feijão ficará com o seu toque único e especial.

Beijos,

Alyne

Um comentário:

  1. Oi Ly. Eu congelo já temperado. Pra mim fica mais pratico. E o tempo que deixo de molho já antecipa muito no cozimento, reduz o tempo na panela e economiza gás.

    ResponderExcluir

Adoraria saber sua opiniāo! Escreva aqui!