segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Desenvolvimento do bebê de 0 à 6 meses.

Olá queridas estrelas!!!! 
Vamos dar continuidade ao desenvolvimento e como podemos estimular nossos pequenos!  Agora vamos andar na linha do tempo e partir de quando eles nascem até os seis meses de idade,  quando ja são mais grandinhos e já até iniciam a postura de sentar-se!
As vezes achamos que quando eles nascem nada podemos fazer e nenhuma interação é possível,  porém não é bem assim!  
Vamos ver então algumas coisas que podemos sim fazer e ajudar esses pimpolhinhos que tanto amamos!!! 


Desenvolvimento do bebê de 0 a 6 meses

No início dessa fase o bebê está começando a se acostumar com o novo espaço em que vive.
Anteriormente era apenas os sons intra uterinos, a luz era controlada, a alimentação era constante e de acordo com a sua necessidade.
Nesta fase, o bebê precisa se adaptar a essas diversas mudanças que estão acontecendo em sua vida e quem tem o papel fundamental para que essa adaptação ocorra da melhor forma é a mamãe, que estará suprindo grande parte de suas necessidades.

Nesta etapa o bebê abre e fecha os braços em resposta a estimulação (reflexo de moro); 
Postura: barriga pra cima, pernas e braços fletidos, cabeça lateralizada; 
Olha para a pessoa que o observa; 
Da mostras de prazer e desconforto.

Os pais e cuidadores podem desempenhar,  ainda que o bebê seja muito pequenino ainda, algumas  atividades para estimula-lo. Dê preferência às atividades que tenham relação com a voz, pois o bebê se habituou às vozes que o rodeavam enquanto estava dentro da barriga, principalmente a voz da mamãe. 

- Podem cantar músicas e cantigas infantis: as mais calmas para a hora do sono e umas mais ritmadas para os  momentos de brincadeira;  
- podem brincar de reconhecer os objetos onde os pais vão falando o nome dos objetos (isso pode ser feito também através da Caixa Surpresa onde os objetos são "sorteados" dentro da caixa).

É importante observar sempre a resposta que o bebê dá a sons fortes e agudos . Observar se ele vira a cabeça em direção a esse som para assim verificar o desenvolvimento da capacidade auditiva do bebê.



Por volta dos 3 aos 6 meses, o bebê começa a ficar bem mais ativo nessa fase do desenvolvimento, pois aprende a sentar-se e virar-se de um lado para o outro.
Uma grande e ótima novidade é a habilidade que eles adquirem de segurar, manipular e levar objetos à boca, algo que o fará ficar entretido por muito tempo do seu dia e por conseguinte fara você ficar com a atenção redobrada a partir de agora !

Há uma maior interação com elas, pois os bebês respondem a nossos afagos com gritinhos de alegria e passam a olhar os pais nos olhos, o que sem dúvida gera uma enorme sensação de felicidades para os pais.  

Algumas sugestões de brincadeiras para fazer com os bebês nessa fase: 

* Olha o avião !!!
Uma ideia muito legal para os bebês nessa fase é brincar de aviãozinho com o bebê, segurando ele e girando-o como se fosse um avião. Neste momento pode-se iniciar um passeio pela casa e ir monstrando os cômodos e nomeando-os.

* Sobe e desce 
Outra opção é brincar de elevador com o bebê, segurando ele no colo e ir descendo e subindo, contando os andares ao mesmo tempo. Sempre de maneira cuidadosa e em ritmo agradável para o bebê.

* Cade o Bebezinho ? Achou !!!
O bebê com esta idade também adora brincadeiras de se esconder. Por exemplo, pode-se colocar o bebê em frente ao espelho e fazer brincadeiras de aparecer e desaparecer ou esconder o rosto com uma fralda e aparecer de frente para o bebê;
A tradicional brincadeirinha de "cadê o bebê " tambem funciona muito bem nessa etapa do desenvolvimento para atrair o foco do bebê e assim estimulá-lo.


Até a próxima!
Beijos,

Cynthia Pereira
Neuropsicopedagogia Clinica e Psicopedagogia Clínica



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria saber sua opiniāo! Escreva aqui!