segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dicas para lavagem e manutenção de toalhas de banho e rosto.

Como é gostoso tomar um bom banho, seja ao levantar pela manhã ou após um longo dia de trabalho.
Além de um hábito de higiene pessoal imprescindível para todos, muitos aproveitam esse momento também para relaxar.
Mas tanto a limpeza quanto a sensação de bem estar, podem desaparecer em segundos!
Basta que ao pegar uma toalha, ela apresente qualquer um destes inconvenientes:
  1. Não seca direito.
  2. Mau cheiro,
  3. Umidade ou mofo,
  4. Aspereza.

Já aconteceu com você? Então leia as informações a seguir e descubra como livrar-se delas!

imagem internet lojadonna


1 - NÃO SECA DIREITO:

Se isso está ocorrendo porque sua toalha é nova, o primeiro passo é jamais utilizar uma toalha nova sem antes lavá-la. Além dela ter ficado à exposição na loja, sujeita à poeira e sendo manuseada por diversas pessoas, algumas marcas acrescentam produtos para amaciar o tecido e dar uma aparência melhor para aumentar as vendas. Conforme você for lavando, ela enxugará melhor, normalmente 3 lavagens resolve.
Caso ela seja uma toalha que você tem há algum tempo, ela pode não estar secando devido o desgaste das suas fibras, seja ele natural - por uso mesmo, ou então por erros sucessivos na lavagem. Neste caso, a solução é substituí-la por outra mesmo.

2 - MAU CHEIRO:

Ele pode ocorrer devido a toalha não ter secado corretamente após sua utilização ou após sua lavagem.
Para não passar por isso, após usar a toalha coloque-a para ventilar, de preferência fora do banheiro. 
Mas se você já faz isso e o mau cheiro é recorrente, você pode estar usando amaciante de maneira errada. 
O uso excessivo de amaciante forma uma película sobre as fibras, ele dificulta que sequem direito e seu acúmulo ao longo do tempo, causa um mau cheiro difícil de tirar.
Para evitar esse inconveniente, substitua o uso do amaciante por vinagre de álcool, e  caso queira usar o amaciante, diminua a quantidade usada e enxágue 2 vezes para garantir que não ficaram resíduos.
Em dias de chuva, quando as toalhas demoram mais para secar, acrescente 2 colheres de sopa de álcool líquido no último enxágue. Ele evita o mau cheiro.

3 - UMIDADE OU MOFO:

Eles podem ser causados pelos mesmos fatores do item anterior, e também por problemas na hora de guardar ou na hora de colocar para lavar.
Verifique se o armário onde elas são guardadas não apresenta umidade ou mofo. Eles são facilmente transferidos para os tecidos. Evite guardá-las nos banheiros também, esse é um ambiente naturalmente mais úmido. Prefira armários nos quartos ou outros cômodos. 
Na hora de colocá-las para lavar, evite fazer um "bolo"e jogar dentro do cesto de roupas sujas. A umidade presente nelas poderá causar mofo. Se não puder lavá-las imediatamente, primeiro deixe que sequem bem, para depois usar o cesto.

4 - ASPEREZA:

Tem gente que reclama de que ao secar-se, já faz uma esfoliação forçada no corpo todo! O tecido áspero da toalha fica parecendo uma lixa!
Para evitar que isso aconteça, evite secá-las ao sol. O sol resseca as fibras, dando essa sensação. Então, se for usar um varal, pendure-as num local com sombra. 
Além disso, passar toalhas à ferro muito quente também tem o mesmo efeito. Elas não precisam ser passadas, mas caso faça muita questão, use temperatura baixa e sem vapor. 



foto retirada do site da Karsten


Agora que você já sabe como livrar-se destes probleminhas, deixarei mais algumas dicas que poderão ajudar bastante em seu dia a dia:

  • Não utilize alvejantes ou quaisquer produtos à base de cloro para lavar suas toalhas.  Eles atacam os corantes dos tecidos, prejudicando até mesmo as cores brancas;
  • Não deixe as peças de molho por muito tempo, isso pode causar desbotamento e perda de brilho do tecido;
  • Lave-as separadamente. O atrito com outras peças pode provocar desgastes;
  • Para as peças de cores fortes, é recomendado acrescentar sal no último enxágue. Isso evita a migração das cores.
  • Se algum fio (felpa) for puxado, você pode cortá-lo sem problemas. Sua toalha não desfia como um tricô.
Essas dicas eu aprendi pesquisando nos sites das marcas: Karsten, Buddemeyer e Teka.
Se você não sabia de alguma (ou de todas) e gostou, compartilhe com seus amigos! Embaixo do post tem as opções de compartilhamento para as principais redes sociais!


Grande beijo,

Alyne









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria saber sua opiniāo! Escreva aqui!