quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como limpar tela de LCD

Muita gente tem dúvidas na hora de limpar as telas dos seus televisores, computadores, celulares, notebook's e tablet's.
A maioria desses equipamentos, atualmente, tem tela de LCD (Liquid Crystal Display - Tela de Cristal Líquido). Teoricamente, elas são feitas por duas lâminas de vidro, seladas e separadas por um cristal líquido, que tem a função de exibir imagens. Por tratar-se de aparelhos eletrônicos e sensíveis ao toque, é preciso muito cuidado na hora de efetuar a limpeza. Mas com dicas simples e de fácil execução, todos poderão manter a manutenção dos seus equipamentos em dia!!
Existe no mercado alguns produtos específicos para esse tipo de limpeza. O produto que aparece na foto abaixo é vendido em lojas de eletroeletrônicos, mas em supermercados também é possível encontrar outros, até mais baratos, mas que nunca usei e por isso não posso opinar. Comprando qualquer produto industrializado, basta ler o rótulo e seguir as instruções dos fabricantes.
Contudo, antes de iniciar a limpeza, convém ficar atento à essas recomendações:

- Nunca limpe nenhum destes equipamentos enquanto estiverem ligados. Há riscos de danos e manchas permanentes;

- Nunca use produtos abrasivos para a limpeza;

- Nunca passe ou espirre nenhum produto diretamente sobre a tela;

- Nunca utilize panos ásperos, papel toalha ou papel higiênico para esse tipo de limpeza. Podem causar riscos irreversíveis;

- Nunca faça movimentos bruscos ou utilize força excessiva para limpar, esse tipo de tela é muito sensível;

- Sempre comece a limpeza com um pano seco. Muitas vezes ele sozinho já resolve, pois a sujeira costuma ser somente poeira;

- Utilize panos macios como microfibra (o da foto) desenvolvidos especialmente para esse tipo de limpeza, pois não riscam, nem soltam fiapos.

- Caso não tenha ou não encontre esse tipo de pano, pode utilizar um que tenha em casa e seja macio, de preferência 100% algodão, como uma camiseta velha;

Mas se você procura uma solução mais caseira e com custo quase zero, tenho uma dica infalível, que já testei e funciona mesmo:

Utilize um chumaço de algodão levemente umedecido em água (quase nada de água mesmo) e passe somente sobre as sujidades, por exemplo: marcas de dedos engordurados. Em seguida, passe um pedaço de algodão seco e pronto! Estará limpinho!

Cuidado e delicadeza são as palavras chave para esse tipo de limpeza. 
Seguindo essas dicas, você manterá seus aparelhos limpos e em ótimo estado de conservação.

Grande beijo,


Alyne






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria saber sua opiniāo! Escreva aqui!