terça-feira, 19 de maio de 2015

Respondendo dúvidas sobre o Reforço da Alyne





Oi gente! Tudo bom?
Recebo muitas perguntas sobre o Reforço da Alyne, então resolvi fazer esse post respondendo as 20 principais dúvidas. Espero que ajude!


1 - Tem que usar as mesmas marcas que você usou no vídeo? Quais você usa?

R: Não, não precisa. Eu mesma só mantive a mesma marca de sabão em pó, os outros ingredientes uso de outras marcas. Claro que quanto melhor a qualidade dos produtos usados, melhor será o resultado do Reforço.

Marcas que usei no vídeo:                                      Marcas que tenho usado ultimamente:
Bicarbonato de sódio -  Cordeiro                                Kitano
Água oxigenada - Rioquímica                                      LBS
Sabão em pó - Ariel                                                   o mesmo
Vinagre de álcool - Vitalia                                          Castelo

2 - Tem que ser um pote de sorvete preto para guardar o Reforço?

R: Não. Mas precisa ser um pote escuro ou espesso (para que não penetre luz). Caso contrário, poderá alterar sua eficácia.

3 - Onde eu devo guardar o Reforço?

R: Guarde-o junto com seus produtos de limpeza mesmo. Caso sua lavanderia seja muito exposta ao sol, guarde-o dentro de um armário.

4 - Porque os líquidos e pós são medidos igualmente se são substâncias diferentes?

R: Porque o Reforço da Alyne é uma mistura caseira, que criei utilizando o que eu tinha em minha casa. 
O líquido é uma unidade de volume e o pó é unidade de massa. Eu precisaria de uma balança de precisão e depois fazer a conversão, para poder saber as medidas exatas do sabão em pó e do bicarbonato de sódio. Mas nesse caso, usei um medidor que marca em ml (mililitros), que é o que eu tinha disponível. E determinei que fossem nas mesmas quantidades e não nas mesmas densidades.

5 - Quanto tempo dura o Reforço?

R: Isso depende de como você o utiliza. Se for diretamente na mancha, dura mais. Se for durante todas as lavagens, dura menos. Depende do que você precisa.

6 - Qual é a medida usada do Reforço para potencializar o poder do sabão em pó?

R: A medida é 1 tampa de amaciante (ou sabão líquido) que tem cerca de 40 ml, para uma máquina de 10 kg. Se sua máquina for menor ou não estiver cheia, diminua a quantidade proporcionalmente.

7 - Posso fazer a mistura e tampar em seguida? 

R: Não. Como mostro no vídeo, assim que o vinagre é acrescentado à mistura, ela espuma e aumenta de volume. Por isso ele é o último ingrediente a ser adicionado. É preciso primeiro mexer o Reforço (após colocar os 4 ingredientes e a reação química ocorrer) assim a espuma irá abaixar e poderá ser tampado.

8 - Posso fazer quantidades menores ou maiores do Reforço?

R: Sim. Mas não se esqueça de que a proporção deve ser mantida nas quantidades dos ingredientes. Por exemplo: Se for diminuir para um medidor de 50 ml, meça todos igualmente. 


9 - O Reforço pode ser usado em roupas pretas?

R: Sim. Testei diretamente nas roupas pretas e também na lavagem à máquina. Ambas com sucesso. Assim como as coloridas. Pode usar em qualquer cor.

10 - Que horas eu coloco o Reforço na máquina de lavar?

R: Coloque desde o início, no mesmo compartimento que você colocar o sabão em pó.

11 - Posso usar o Reforço para substituir o sabão em pó?

R: Ele não foi criado para esse fim. Foi pensado como um auxiliador, reforçando o poder de limpeza do sabão em pó comum e também como "tira manchas". Porém já recebi depoimentos de pessoas que estão substituindo o sabão em pó por ele e gostando do resultado. Fica a critério do usuário.

12 - Posso usar o Reforço assim que eu preparar a mistura?

R: Sim, sem problemas.

13 - O Reforço funciona com todos os tipos de manchas?

R: É praticamente impossível fazer um teste, seja com qual produto for, em todas as manchas que existem! O Reforço foi pensado para ajudar as donas de casa a facilitar sua vida com manchas comuns do dia a dia, como: achocolatado, batom, óleo, suor, mofo, frutas, barro, catchup, molho de tomate, sangue, caneta, canetinha, essas coisas.


14 - Como usar o Reforço como "tira manchas"?

R: Basta colocar um pouco do Reforço diretamente na mancha que você quer tirar. 
Dependendo do tempo que a roupa está manchada, precisará ou não esfregar. Algumas podemos usar o Reforço e imediatamente colocar na máquina de lavar. Outras é preciso dar uma espalhada com uma escova de dentes (para ajudar a penetrar no tecido); ou deixar agir por algumas horas; ou acrescentar água e deixar de molho; ou até dar uma esfregadinha. Depende do tipo de tecido e da mancha. Mas as donas de casa costumam saber identificar quais procedimentos dever ser usados, devido sua prática.

15 - É preciso seguir a ordem ao preparar o Reforço?

R: De preferência sim. A ordem é: Bicarbonato de sódio, água oxigenada, sabão em pó e vinagre de álcool. Mas o que é imprescindível mesmo, é que o vinagre seja o último.

16 - Posso usar água sanitária junto com o Reforço?

R: De jeito nenhum! O cloro reage com o ácido presente no vinagre.

17 - Se eu fizer o Reforço num frasco pequeno e tampar em seguida há algum risco?

R: Sim. Como mostro no vídeo, ao colocar o vinagre, ocorre uma reação química que faz com que a mistura dobre ou triplique de volume. Por isso, se colocar num frasco pequeno ou tampar em seguida, há risco de acidentes. 


18 - Fiz o Reforço mas no outro dia verifiquei que o bicarbonato ficou todo no fundo. O que eu faço?

R: Isso é normal. O Reforço deve ser mexido toda vez antes de ser usado. Como as densidades são diferentes, ocorre a separação dos ingredientes após o repouso.

19 - Quem não pode fazer o Reforço?

R: O Reforço contém ingredientes comuns ao dia a dia das donas de casa, mas no caso de pessoas alérgicas a qualquer um dos ingredientes, seu uso é desaconselhável. Assim como também deve ser mantido longe de crianças e animais de estimação.

20 - Posso usar o Reforço para outros tipos de limpeza na minha casa?

R: Ele não foi criado para isso, mas recebi depoimentos de resultados positivos em outros tipos de limpeza. Como: paredes, portas e pisos. Fica a critério do usuário.

***

Bom, é isso. Para ver o vídeo em que estou fazendo o Reforço da Alyne, basta clicar aqui que vai direto para o meu canal do Youtube.
Aproveite para fazer sua inscrição lá e também aqui no blog. Basta preencher seu e-mail aqui ao lado, em "Fique por dentro das novidades" na barra lateral.

Grande beijo,

Alyne

3 comentários:

  1. Aline querida, vc como sempre dando ótimas
    dicas. E ainda tem toda paciência para explicar como achar o local em que elas se encontram
    .Obrigada bom final de domingo pra vc bjs!

    ResponderExcluir
  2. Aline querida, vc como sempre dando ótimas
    dicas. E ainda tem toda paciência para explicar como achar o local em que elas se encontram
    .Obrigada bom final de domingo pra vc bjs!

    ResponderExcluir
  3. alynw, qual a medida dos ingredientes do reforço? Estou alucinada procurando e nao acho...o video nao se encontra disponivel. Muito obrigada, linda!

    ResponderExcluir

Adoraria saber sua opiniāo! Escreva aqui!