sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dicas para economizar no supermercado

Estamos vivendo uma das piores crises econômicas dos últimos tempos, e todo mundo está precisando cortar gastos e/ou reorganizar as finanças para que o dinheiro renda o máximo possível.
Pensando nisso, resolvi reunir aqui algumas das dicas que estou aplicando na minha casa, pois acho que podem ser úteis para vocês também.
Antes de mais nada, preciso contar que até o ano passado, eu não economizava nadinha no supermercado! Pelo contrário, esbanjava demais! Meu marido recebia um cartão alimentação da empresa, com um valor bem elevado, e fazer compras, pra mim, era uma verdadeira festa!! Eu ia pegando tudo que queria, nem olhava os preços e estocava muita coisa, até mesmo itens totalmente desnecessários.
Mas esse ano tudo mudou (adeus cartão) e eu precisei reavaliar a minha conduta, abandonar velhos hábitos e "rebolar"para conseguir comprar com qualidade. Adotei práticas simples, mas que estão fazendo uma grande diferença no nosso orçamento. Vamos lá:

1 - Faça compras semanais.

Quando a gente faz compra do mês, acaba comprando muita coisa que nem iremos usar naquele período. Esses itens acabam ficando no armário, ou seja, é um dinheiro parado. Ir ao mercado toda semana, faz com que compremos somente o que vamos usar naqueles dias, evita inclusive, que percamos alguns por causa da validade.

2 - Faça uma lista do que precisa.

Esse é um costume antigo, mas que eu não fazia de jeito nenhum! Aí acontecia de trazer 3 itens desnecessários e esquecer daqueles que realmente precisava. 
Antes de ir ao supermercado, verifique a despensa, a geladeira e o armário de limpeza, e anote somente aquilo que você realmente precisa comprar.

3 - Não vá ao supermercado com fome.

Esse é outro clássico, mas tenho certeza de que muitas de vocês ainda esquecem desse detalhe. 
E então quem faz a festa é o dono do estabelecimento, porque a gente acaba comprando bem mais e normalmente, aqueles itens mais caros, de consumo rápido.

4 - De preferência para supermercados atacadistas, mas que vendem no varejo.

Estou comprando nesse tipo de loja há uns 4 meses e economizando bastante! É R$ 0,20 aqui, R$ 0,30 ali, mas que no final das compras fazem uma enorme diferença!
Essas redes atacadistas, compram em grandes quantidades, por isso costumam vender mais barato mesmo itens unitários.

Giga atacado em Barueri.


5 - Não leve seus filhos junto com você.

Sei que algumas pessoas não tem opção, mas quem puder ir sem os filhos, fará uma grande economia. Crianças costumam ficar cansadas nesses ambientes, e além de reclamar, acabam pedindo mil e uma coisas para compensar a chateação. E as coisas que elas gostam, são sempre as que mais pesam, como brinquedos, bolachas e iogurtes. Estou preferindo fazer compras pela manhã, quando eles estão na escola, ou à noite, quando meu marido pode ficar com eles.



6 - Vá nos dias que tem mais ofertas do que você precisa.

A maioria dos supermercados costuma fazer promoções em dias específicos. Ex: quarta é dia de feira, terça de açougue, quinta de limpeza, etc. Veja na sua lista quais itens você costuma comprar mais toda semana, e vá no dia em que eles estarão mais baratos. Dá bastante diferença na conta também.

7 - Não compre por impulso.

Eu sei que esse é complicado. Mulherada adora um "Compre 2 e leve 3", mas nem sempre as coisas que estão em promoção são as que você precisa. Comprar por comprar é gastar dinheiro à toa! Pense sempre se você realmente precisa, antes de colocar dentro do carrinho.


comprando somente o necessário.

8 - Cuidado com os produtos de limpeza.

Sou dona de casa, e sei que a maioria de vocês também é. E a gente ama um produto novo, com perfume novo, enfim, é quase um vício. Mas estes são os itens mais caros no supermercado! Se você já tem um desinfetante em casa, não é porque encontrou um com um cheiro diferente que já vai comprar. Cuidado mesmo! Lembre-se de comprar o que realmente precisa. Há diversos produtos que tem múltiplas funções, evitando que você precise comprar vários tipos diferentes. De preferência para eles.

9 - Experimente novas marcas.

Existe uma infinidade de marcas nos supermercados, mas a gente acaba acostumando com algumas e nem olhamos pro lado. Experimente olhar toda a prateleira, comparar os preços e conhecer marcas novas. Tem muito produto bom que nunca compramos por puro preconceito de experimentar.

10 - Guarde seus cupons fiscais.

Sempre que chegar em casa, guarde sua notinha para poder comparar na próxima semana. A inflação está em alta e é sempre bom saber aquilo que aumentou muito e podemos substituir por outra coisa. As frutas e legumes tem variados bastante a cada semana, e são itens que podemos varias facilmente.

Bom é isso. Espero que gostem e ajude vocês.
Grande beijo,

Alyne






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria saber sua opiniāo! Escreva aqui!