quinta-feira, 16 de abril de 2015

Organização e o serviço doméstico

Muita gente reclama que não tem tempo para organizar. Diz que vive correndo e que organizar demora e dá muito trabalho.
Mas você já parou pra pensar que é exatamente o contrário? Cerca de 40% do nosso trabalho doméstico é exatamente arrumar, guardar e descartar a bagunça. Logo, um ambiente organizado, reduz e muito o tempo que levamos para executar essas tarefas.
Algumas casas vivem tão bagunçadas, que parecem ser menores do que realmente são. Isso é porque a bagunça impede que visualizemos o ambiente como um todo, seus detalhes e também as opções que ele nos dá.
A organização gera bem estar em todas as áreas da nossa vida. Uma casa organizada reflete paz e tranquilidade, todo mundo que convive nesse ambiente sente isso. E a otimização do tempo gasto com limpeza, já que não é necessário ficar perdendo tempo arrumando tudo todo dia, resulta em mais tempo que você pode passar curtindo sua família.
Pra quem está acostumando com a desorganização, pode ser um pouco difícil no começo, mas com o tempo torna-se um hábito e tudo flui naturalmente.
Se você tem pouco tempo por dia, comece devagar e vá indo cômodo por cômodo. Não queira fazer tudo de uma vez. Você se cansará e acabará desistindo. O ideal é ir incluindo na sua rotina diária de tarefas, e aos poucos tudo estará organizado.
Por exemplo, se hoje é dia de limpar a cozinha, comece pelos armários de mantimentos, limpando, organizando por tipo e deixando os alimentos mais usados à frente, para facilitar na hora de pegar. Não precisa tirar tudo de todos os armários, espalhar tudo pela cozinha e fazer aquela revolução! Vá uma portinha por vez, prestando atenção ao fato de que a organização é para te ajudar, otimizar seu tempo e da sua família.
Crie uma organização exclusiva, que atenda suas necessidades. Nem sempre dispomos de espaço ou utensílios como vemos nas revistas. Trabalhe com o que você tem e com o que pode comprar.
Vou escrever aqui os 7 passos da organização eficaz. Eles servem para todos os ambientes. São simples, guias para que você identifique o que precisa ser feito:

  1. Planejamento: onde guardar cada objeto, quem usará o espaço, o que se usa com mais ou menos frequência.
  2. Descarte: fundamental para o bom andamento da organização. É a hora de doar, consertar ou jogar fora aquilo que não se usa mais ou está em condições ruins.
  3. Limpeza: aproveite para fazer uma limpeza no espaço, assim a nova organização terá um aspecto melhor e livre de sujeira e pó.
  4. Categorização: separar os itens por categoria.
  5. Identificação: etiquetar gavetas, armários e caixas, para facilitar na hora da procura.
  6. Manutenção: tirou uma peça do lugar, procure guardar novamente onde estava, assim a organização se manterá por muito mais tempo.
  7. Revisão: às vezes, algumas mudanças não foram bem adaptadas, ou até mesmo com o passar do tempo e a utilização do espaço, talvez você precise ajeitar alguns itens, renovar peças, e voltar ao item 1.

exemplo de organização foto do site Pernambuco construtora.




Algumas dessas dicas eu extraí da apostila de organização Simples Assim (simplesassim.srv.br).
Espero que ajude bastante vocês. Em breve, mais dicas!
grande beijo,

Alyne



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria saber sua opiniāo! Escreva aqui!