domingo, 26 de abril de 2015

Organização de guarda-roupas


Guarda-roupas costumam ser um verdadeiro terror pra mulherada, né? A gente nunca acha que tem roupa suficiente, vive comprando, mas na hora de sair, sempre reclama que não tem nada!
Sabia que a organização pode te ajudar e muito nisso?
Esse é um assunto bem vasto, por isso terei que dividir em partes. Hoje vou abordar a parte das roupas comuns, camisas, camisetas e blusas. Muitas vezes a gente esquece das roupas que tem, porque vamos acumulando, amontoando tudo nos pequenos espaços, e realmente a sensação é de que não temos o suficiente, quando na verdade, temos é demais.
Pra começar a dar um jeito nessa situação, o primeiro passo que precisamos seguir é fazer uma seleção.
Separar tudo que temos em 3 categorias:

  1. Verde - roupa boa, que te serve e que você gosta.
  2. Amarelo - roupa que você gosta, mas precisa de conserto ou ajustes.
  3. Vermelho - roupa que não usa, não serve pra você, mas pode ir para a doação, ou também aquelas que precisam ir pro lixo mesmo.
Vá separando na cama ou numa mesa (caso fique mais confortável à sua coluna) as peças de acordo com essas categorias.
É muito importante ser sincero nessa hora. Se você tem uma roupa que adora, mas não usa há mais de 1 ano, pode colocar no monte de doações, porque a chance de você voltar a usá-la é quase nula. Assim como aquelas que você gosta, mas estão precisando de um botão, um ajuste. Agora é hora de resolver isso.
Depois de separar tudo, chegou a hora de organizá-las dentro do seu guarda-roupas.
A maioria das pessoas tem armários comprados prontos (que não foram feitos sob medida) e que ainda divide com pelo menos outra pessoa, o marido por exemplo.
Então não adianta achar que ele ficará como os closets de revistas, porque isso é impossível!
Antes de reclamar, agradeça pelo que você tem e trabalhe dentro das suas possibilidades.
Se você dispõe de pouco espaço, não é por isso que ele ficará bagunçado. Vou dar umas dicas fáceis, pra que todo mundo consiga organizar e facilitar o dia a dia, e também na hora de sair pra passear (que é quando mais demoramos para achar algo bom).

1 - Ordem das peças:
- As roupas que você usa mais (ou gosta mais) devem ficar mais acessíveis. Isso no caso de você guardá-las em nichos ou gavetas.
- No cabideiro, acomode apenas 1 peça por cabide. Isso facilita a visualização e também conserva a roupa mais alinhada.
- Guarde na sequência das cores claras para as mais escuras, dentro da mesma categoria. Ex: camisas de manga comprida das mais claras para as mais escuras.
- Peças curtas, médias e longas.

2 - Roupas dobradas:
- Se você usar nichos, guarde as peças sobradas por tipo. Ex: blusas de lã por baixo e de linha por cima.
- Camisetas podem ser empilhadas por cores, guardadas dobradas ou enroladas. Escolha aquilo que for mais prático para a sua realidade. Ex:

gaveta infantil

3 - Dicas gerais:

- Camisas sociais sempre dever ter 3 botões abotoados: os 2 primeiros e 1 no meio. Isso ajuda que ela fique esticadinha e não crie vincos.
- Camisetas pólo também dever ficar abotoadas, para não deformar a gola.
- Não use capas plásticas naquelas roupas que você usa pouco. Utilize sacos de TNT ou tunil, que deixam a roupa "respirar", senão pode criar mofo.
- Utilize cabides da mesma cor e formato, sempre virados para o mesmo lado, para ficar mais bonito e organizado.
- Não tente colocar mais roupas do que cabe em seu espaço. É melhor ter menos roupas, mas que você use-as.
Se seu guarda-roupas tem muitas prateleiras, você pode usar também caixas organizadoras. Normalmente as de papelão são mais baratas e há diversos modelos lindos no mercado. Nelas você pode guardar as peças que não usa sempre, como cintos, lenços, echarpes, blusas de frio. Assim também não sobrecarrega a parte onde ficam os cabides.


Tenho certeza de que seguindo essas dicas simples, os guarda-roupas de vocês ficarão muito mais acessíveis e organizados!
Grande beijo,

Alyne





2 comentários:

  1. Alyne eu sigo muitas das dicas que VC postou, pois amo armários e guarda-roupas organizados, preciso mesmo é despregar de algumas peças, vivo doando duas/ três vezes no ano e estas peças ficam pq acho lindas, mas acabo não tendo ocasião👏👏😘

    ResponderExcluir
  2. Alyne eu sigo muitas das dicas que VC postou, pois amo armários e guarda-roupas organizados, preciso mesmo é despregar de algumas peças, vivo doando duas/ três vezes no ano e estas peças ficam pq acho lindas, mas acabo não tendo ocasião👏👏😘

    ResponderExcluir

Adoraria saber sua opiniāo! Escreva aqui!