domingo, 15 de fevereiro de 2015

Vegetais frescos ou congelados?

Todos sabemos que consumir alimentos frescos, recém colhidos da horta é o ideal. Mas com a correria dos últimos tempos, tornou-se um luxo ter esse tipo de experiência.
Acabamos comprando os produtos no supermercado e deixando-os dias e dias na geladeira, esperando ter tempo de prepará-los. E é aí que os congelados podem ser grandes aliados!
Pesquisas realizadas pela Organização Leatherhead Food Research e pela Universidade de Chester, ambas da Inglaterra,  apontaram que vários alimentos congelados, apresentam inclusive melhores níveis de vitaminas do que os comprados frescos, mas conservados na geladeira por 3 dias, antes de serem preparados.

Dois exemplos disso são:

1- Espinafre - Que apresenta mais cálcio, mais fibras e mais proteínas;

2- Brócolis - Mais vitamina C, mais Luteína e 4x mais Betacaroteno.




Hoje em dia encontramos muitos vegetais congelados nos supermercados. O que facilita bastante. Mas caso você prefira comprar fresco e congelar em casa, segue algumas dicas para poder conservar os nutrientes:

1. Lave bem os vegetais que você quer congelar.

2. Depois deixe-os por cerca de 1 ou 2 minutos (depende da consistência do vegetal) dentro de uma peneira mergulhada numa vasilha com água fervente. Assim você os escaldará.

3. Depois, resfrie-os rapidamente, passando-os em água fria e depois mergulhando-os em água gelada, de preferência com cubos de gelo dentro de uma vasilha.

Aí então estarão prontos para serem congelados.
Se for usar vasilhas, evite deixar espaço entre o alimento e a tampa, porque isso pode causar oxidação. Se preferir, utilize sacos próprios para congelar. 
E vale lembrar de que uma vez descongelados, os alimentos não podem voltar para o freezer. Então congele em porções que dê para você utilizar de uma só vez.

Super beijo,

Alyne




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